Quem é o verdadeiro proprietário destas empresas?

02 ago
fotos blog

Quem é o verdadeiro proprietário destas empresas?

Nem todas as empresas ativas no século XXI são glamorosas como as empresas baseadas em IPO inspiradas no Silicon Valley.

Elas podem ser de qualquer idade e de qualquer segmento!

Nike é uma empresa do século XXI que tem se reinventado agressivamente, produzindo com técnicas de impressão tridimensionais e abusando das mídias sociais para efetivar o seu marketing.

General Eletric está se transformando em uma delas influenciada parcialmente por pressões de acionistas preocupados e demais pressões externas que a estão conduzindo para um primeiro lugar no ranking das empresas.

A nova realidade do novo capitalismo que enfrentamos está em seu fundamento que é o capital!

Em uma economia com tal liberdade e flexibilidade as empresas não precisam nada além do que costumavam precisar no passado, capital!

Considerando as empresas mais valiosas do mundo, Apple acompanhada por Google Microsoft, segunda e terceira colocada respectivamente, tem obtido a maior parte dos seus resultados vendendo produtos físicos a despeito do fato de afirmar que seus produtos são fabricados por terceiros, fora dos Estados Unidos. Devido a isto, coordena complexa e vasta cadeia de suprimentos no sentido de remunerar os participantes desta cadeia, garantindo que sejam fabricados e entregues onde precisam estar nas datas pactuadas. Apple tem inclusive contratado servidores de outras empresas para hospedagem do seu serviço Cloud, assim pode aumentar ou diminuir capacidade com rapidez, pagando apenas por aquilo que precisa!

O governo americano classifica Apple como indústria manufatureira com mais de 500 instalações espalhadas no mundo, detentora de um capital que ultrapassa $200 Bi que seguramente no modelo tradicional, valeria muito mais!

A grande sacada da Apple é a de utilizar parte considerável do seu capital para influenciar fortemente o mercado, criando demandas que elevam o seu valor próximo de $700 Bi. Fazendo uma comparação a Exxon usa o seu capital que é significativamente superior ao da Apple, $ 304 Bi para gerar um valor de mercado próximo de $330 Bi que é menos da metade do valor da Apple, isto tudo sem fabricar um único produto físico por ela mesma!

Estas são empresas que produzem produtos físicos, todavia a livre economia permita a construção de um mercado eficiente, onde compradores e vendedores se encontram no sentido de reduzir ao máximo os custos de construção de um grande negócio.

Permite com que empresas sem capital significativo, possam competir poderosamente com as tradicionais e ricas companhias do mercado.

Ali Baba é um dos varejista mais valioso do mundo, mas não possui inventário!

Airbnb é o maior provedor de acomodações do mundo, mas não possui imóveis!

Uber é o maior serviço de carros do mundo, mas não possui carros!

Cada um encontrou um forma criativa de reduzir o impacto da participação em seus segmentos, conectando compradores e vendedores diretamente e convenientemente, permitindo o novo modelo de negócio quase livre de capital!

Mas vamos com cautela, todas essas corporações do século XXI possuem toneladas de capital, a despeito das regras contábeis chamarem de diferentes nomes.

Existe o capital intelectual na forma de software, patentes, direitos autorais, marcas e outros conhecimento.

Capital de clientes sob a forma de relações com compradores e especialmente o capital Humano!

A empresa do século XXI, mesmo que fabrique ou venda produtos físicos é acima de tudo uma empresa de capital humano, o que levanta uma questão:

Quem é o verdadeiro proprietário destas empresas?

Write a Reply or Comment